23.11.15

XVIII Semana Filosófica - 1º dia


Tradicional nesta Casa de Formação, a Semana Filosófica deste ano quis centrar os debates no tema "A filosofia do diálogo em tempos de crise humanitária e regimes totalitários", trazendo dois grandes filósofos para as reflexões: Hannah Arendt e Jürgen Habermas. O evento é realizado em parceria com a Universidade Federal de Sergipe.


Os bispos desta Arquidiocese abriram a XVIII Semana Filosófica. Junto aos formadores, demonstram alegria pelas certas contribuições que esta semana pode dar, tanto para o âmbito racional quanto para o campo da fé, exortando aos presentes que não há dissenso entre tais âmbitos, uma vez que se complementam no processo de desenvolvimento do ser humano.

(Da esquerda para à direita) Padre Genivaldo Garcia (Diretor acadêmico), Padre Christiano Silvestre (Vice-Reitor), Dom José Lessa (Arcebispo), Dom João Costa (Arcebispo Coadjutor), Padre Jânison de Sá (Reitor) e o Padre Vadson Monteiro (Vice-Reitor). 

O Padre José Soares explanou o tema "A historicidade do diálogo entre as religões".


O Padre Valdes Aparecido Ferreira mediou a palestra e as perguntas sequentes.


À noite, Thaís Rabelo e Jair Maciel apresentaram duas canções.


O coral do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição também se apresentou, sob regência da Professora Thaís.

Em seguida, o Professor Doutor Anderson de Alencar Menezes apresentou o tema "A filosofia de Habermas na sociedade pós-secular. A mediação ficou por conta do Padre César, Professor de Sagrada Escritura desta Casa de Formação.