Boa tarde a todos. Sejam todos bem-vindos a 17ª SEMANA FILOSÓFICA E 12ª TEOLÓGICA. Quero saudar:
- o Magnífico reitor Padre Doutor Jânison de Sá Santos, no qual saúdo todo corpo formativo deste Seminário;
- Saudar o Diretor Acadêmico, Padre especialista José Genivaldo Garcia, no qual saúdo a todos os professores deste seminário e das demais instituições de ensino;
- Saudar os presbíteros, diáconos, os nossos seminaristas, religiosos, autoridades, estudantes e a todos que aqui vieram.
Amados irmãos, o objetivo desta semana filo/teológica é propiciar amplas e fecundas reflexões em torno de questões relacionadas à fé e a razão. Assim como nos exortou São João Paulo II, em sua encíclica Fides et Ratio: “A fé e a razão constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade. Foi Deus quem colocou no coração do homem o desejo de conhecer a verdade e, em última análise, de conhecer a Ele, para que, conhecendo-O e amando-O, possa chegar também à verdade plena sobre si próprio.”
É com esse intuito que realizaremos nossa semana filo/teológica de 2014, que tem como tema central - EVANGELII GAUDIUM EM QUESTÃO: ASPECTOS FILOSÓFICOS, ÉTICOS, TEOLÓGICOS, ECLESIOLÓGICOS E PASTORAIS.
Este tema é inspirado na exortação apostólica Evagelii Gaudium (A alegria do Evangelho), do nosso amado papa Francisco. Nesta exortação, ele nos alerta para “o grande risco do mundo atual, com a sua múltipla e avassaladora oferta de consumo, é uma tristeza individualista que brota do coração comodista e mesquinho, da busca desordenada de prazeres superficiais, da consciência isolada.” (EG 2). A Evangelii Gaudium possui como característica singular o método dialógico, pelo qual cada realidade tratada no documento passou a ser julgada por aquilo que de melhor é capaz de produzir para a Igreja e para sociedade.
Sendo assim, desejo e exorto que tenhamos uma ótima semana de frutuosas e fecundas reflexões. Aproveitemos cada palestra, cada conferência, cada momento de discussão para que possamos nos aprofundar nas questões relacionadas à nossa fé e às problemáticas do chamado “homem pós-moderno”, seja ele cristão ou não, que tem se fechado em si mesmo, se mundanizado. As reflexões desta semana filo/teológica não podem ficar no mero campo da reflexão: deve nos levar a uma verdadeira tomada de consciência e compromisso! Como nos exorta o papa Francisco “Cada cristão e cada comunidade há de discernir qual é o caminho que o Senhor lhe pede, mas todos somos convidados a aceitar esta chamada: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho.” (EG 20). Que Deus vos abençoe.
Dom José Palmeira Lessa
Em seguida, os padres Jânison de Sá e Genivaldo Garcia, Reitor e Diretor Acadêmico, respectivamente, abriram oficialmente os trabalhos desta Semana.
O Padre Jânison demonstrou alegria com o início da Semana Filosófica e Teológica, recordando o movimento cotidiano da Casa de Formação quando na dimensão acadêmica:
“Em nosso Centro acadêmico do Seminário Maior, temos o curso de filosofia e teologia. Para aqueles que desejam ser presbíteros, é fundamental o estudo da filosofia que visa ensinar e aprender a pensar. O doc. Pastoris Dabo Vobis afirma que: “um momento essencial da formação intelectual é o estudo da filosofia que leva a uma compreensão e interpretação mais profunda da pessoa, da sua liberdade, das suas relações com o mundo e com Deus” (n. 52).
O Estudo da teologia em nossa casa de formação deve levar os seminaristas, religiosos e leigos a perceberem com clareza as consequências da revelação divina com relação à missão da Igreja católica. Alimente-se nas fontes da Escritura, dos Padres, da Tradição viva da Igreja e do Magistério (DV, 10)”.
Na primeira palestra, o Prof. Dr. Pe. Cláudio Dionísio seguiu com o tema “O ser humano, centro da Evangelii Gaudium”, a mediação foi feita pelo Prof. Ms. José Alfeu do Nascimento.
À noite, as atividades foram retomadas com a apresentação do Coral do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição.
O segundo tema abordou a ética e as redes sociais, tema refletido pela Profª. Drª. Carla Jeane H. Coelho, com a mediação da Profª. Ms. Hortência Maria Dantas. A reflexão centrou o comportamento dos usuários de tais redes, questionando a consciência destes quando nas inúmeras inserções na internet. Acerca da ética, a doutora destacou que sua efetivação se dá na pluralidade, na relação com o outro (intersubjetividade), considerando o valor e a escolha de cada um. Esta centralização e destaque permeou o debate filosófico sobre o tema abordado.
O primeiro dia desta Semana Filosófica e Teológica terminou às 21h30.